quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

"the secret of life is to have no fear"
vi há dias esta frase num blog e apesar de não ser uma grande descoberta, lembrei-me de como é diferente quando sentimos a sensação de liberdade que é não termos medo.
coincidência ou não, encontrei na passada segunda feira nos jardins do palácio de cristal, a seguinte frase de péricles numa estátua:
"o segredo da felicidade está na liberdade.
o segredo da liberdade está na coragem"
não sou corajosa, mas já senti por algumas vezes esta sensação de liberdade, ou mais propriamente a libertação do medo. o mundo não se torna mais seguro ou a nossa vida menos incerta mas deixa-nos uma sensação de leveza e profunda alegria.
lembro-me há cerca de 3 anos quando atravessava um periodo de forte desmotivação profissional, a segurança material que ambicionava deixou de fazer tanto sentido para mim. este desapego fez-me deixar de ter medo de a perder e consequentemente deixei de ter medo de errar, de não ser perfeita, de não conseguir sempre solução para tudo etc. libertou-me da prisão em que eu propria me tinha colocado.
numa outra altura, há muito tempo, foi precisamente o contrário: após um periodo em que vivi tão intensamente, sentia-me tão completa, com uma sensação de satisfação plena que me fazia pensar que se morresse no dia seguinte já tinha valido a pena. foi a sensação de felicidade e de plenitude que me fez perder o medo da morte.
agora já não pensa tanto assim, em parte pelo sofrimento que eventualmente iria causar aos que sentiriam a minha falta e em parte porque ainda quero usufruir ao máximo a oportunidade que é viver esta vida.
no entanto há ainda tantos outros medos que me prendem.

Sem comentários: