sexta-feira, 24 de outubro de 2008


adoro passear nas baixas das grandes cidades com muito movimento e em dias bonitos. e gosto de o fazer sozinha como hoje, dá-me tempo para meditar e observar as pessoas que passam. adoro imaginar os seus destinos, os seus propósitos e as suas vidas. faz-me lembrar a música da Melanie "Beautiful People" que adoro e me comove sempre que a oiço. http://br.youtube.com/watch?v=MqMe-F_NWZg
nunca me esqueço quando cheguei a victoria station e de repente fiquei fascinada ao ver todo o mundo a passar por ali: indianos, africanos, asiáticos. pessoas de todos os tipos e de todas as cores. isto há cerca de 20 anos quando em portugal ainda não se tinha descoberto a multiculturalidade... e foi diferente de estar na praça de s. marcos em veneza, pois embora o mundo inteiro esteja ali concentrado o propósito é o mesmo. somos todos turistas. fazemos todos o mesmo: fotos e nariz no ar. em londres foi diferente, é a mistura que é interessante.

um pouco como em coimbra: vi os estudantes que às 8 horas estão em fim de noite quando o resto das pessoas estão a iniciar o dia e a diferença de perspectiva que isso é (faz-me também lembrar os meus pequenos almoços de final de noite nos meus tempos de estudante ao lado dos funcionários a beber o café antes de entrar ao serviço); segui à frente do rapaz que fala sozinho, mas que ao escutarmos o seu monólogo chegamos à conclusão que é menos maluco que nós porque ainda sabe pensar pela sua cabeça, coisa que muitos dos ditos sãos já não conseguem fazer; ouvi o velhote que na farmácia vai medir a tensão quando no fundo o que ele quer mesmo é um momento de atenção. e o modo enfadado como os funcionários dizem até amanhã, sem perceber que são os únicos amigos que ele tem e é por isso que provavelmente volta todos os dias; os que seguem apressados para o trabalho onde têm tanto que fazer e os que seguem devagar para passar mais um dia a matar o tempo.

queria dizer-te estudante: aproveita bem as tuas noites porque dentro de alguns anos estás do lado de cá a tomar o café apressadamente antes de ir para o trabalho.
queria dizer-te jovem que a tua dissertação é tão lúcida como a de qualquer analista/ensaíta/ou professor universitário (visto que estamos em coimbra) que esteja a falar para uma plateia imensa de interessados. é só uma questão de contexto e lugar.
queria dizer-te velhote que procuras a cura dos teus males no local errado. aí só vendem remédios para o fisico. tens que começar a procurar noutro lado.

Sem comentários: